Cinema é …

 

Cena do filme Cinema Paradiso (1988)

Já ouvi várias definições sobre cinema, algumas muito práticas e outras estritamente acadêmicas. A melhor que encontrei foi “arte da imagem”. Não pensem que cheguei nessa definição sozinha. Quem me dera ser tão genial assim…Foi em 2007, ao entrevistar o roteirista Di Moretti, que ele me mostrou o verdadeiro significado da palavra cinema.

Lembro que durante a entrevista realizada com o Di, me recordei que o filme Cabra-Cega (2001) , escrito por ele, apresentava situações semelhantes ao filme À Noite (1961), de Michelangelo Antonioni, e resolvi perguntar qual era a opinião dele sobre os trabalhos cinematográficos do diretor italiano. O Di afirmou ser um admirador do Antonioni pelo fato dos filmes dele serem imagéticos e disse com todas as letras: ” …acho, afirmo e vou falar sempre que cinema é a arte da imagem. Todo filme que pudesse traduzir com fotos e boas imagens que também fossem impactantes é digno de ser assinado como de cinema”.

Pronto! Depois disso, toda vez que assisto um filme me lembro da definição que o Di me mostrou. Se a gente for analisar o cinema é realmente a “arte da imagem”. Os pensamentos e sentimentos que temos em relação ao filme é causado devido a arte que uma equipe produziu por meio de captação e montagem de imagens. Às vezes, se essas imagens não são trabalhadas tão artisticamente a gente se sente incomodado e acha ruim, talvez para alguns até perca o valor de arte. Essa “arte da imagem” é, na verdade, um paradoxo porque pode nos encantar como desencantar, nos fazer rir ou chorar, mas também nos impulsiona para algo maior. Talvez seja isso que nos faça amá-la tão plenamente…

OBS: Resolvi compartilhar essa definição que o Di me mostrou porque até hoje foi a melhor que encontrei. Mas se vocês tiverem outras idéias sobre o que é o cinema enviem para o meu e-mail ou postem nos comentários!

 

Sobre elianelages

Jornalista, especialista em Produção e Crítica Cultural, apaixonada por poesia, música, cinema e tudo de bom que a arte possa oferecer!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário